Coordenador : Margareth Martins de Araújo
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394777.2206.49651.17052023
Unidade/Órgão Adm.: ESE
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : 1Contaremos com alunos de Graduação, professores de Ensino Médio e Fundamental, Gestores de Creches e Abrigos, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, assistentes sociais, cuidadores e profissionais afins.
Objetivo
I Objetivo Geral: Os objetivos do projeto serão sempre redefinidos à medida que nos dermos conta de sua amplitude, mas a princípio trabalhamos com os que se seguem: - Possibilitar aos professores uma gama de informação reflexiva sobre as demandas do trabalho junto a crianças em situação de risco social no sentido de oportunizar uma prática pedagógica inclusiva. Trabalhamos para o sucesso escolar de alunos e professores. II- Objetivos Específicos: - Trabalhar na formação permanente do professor objetivando auxiliá-lo no desenvolvimento de suas funções junto à criança em situação de risco social ou limite. Esta se constitui em uma demanda crescente em nossas escolas. - Propiciar aos professores cursistas uma visão geral do universo da criança em situação de risco, o conceito, histórico necessidades e demandas, para maior conhecimento e contato com a adversidade a que estão expostas. - Promover uma análise das condições econômicas do país através da relação capital-trabalho a qual estamos expostos, na tentativa de construção de um marco referencial teórico para o entendimento das relações injustas entre mão de obra, mercado de trabalho, emprego e subemprego. - Proporcionar a inserção e aprofundamento na obra de Paulo Freire como uma das alternativas teóricas possíveis para embasar o trabalho pedagógico do professor junto à criança em situação de risco social ou limite no sentido de tornar a escola possível para ambos. Vislumbramos trabalhar na perspectiva da pedagogia multicultural, inclusiva e, portanto, revolucionária diante dos padrões atuais. - Refletir sobre as estratégias de implantação da Lei 10.639/03 nas escolas, contribuindo para a implementação de uma pedagogia multicultural que favoreça a diversidade humana e o exercício de uma pedagogia inclusiva. - Contribuir para a divulgação de políticas públicas de reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira, pois, não podemos perder de vista o fato de ser esta a identidade cultural e racial das crianças em situação de risco social. - Promover encontros com pessoas das várias etnias objetivando a valorização da forma de viver e de estar no mundo de cada uma delas, contribuindo assim, para a produção de práticas pedagógicas mais humanizadas e includentes. - Divulgar histórias pedagógicas de vida, através da troca de experiências, capazes de contribuir para o sucesso escolar das crianças em situação de risco social. - Contribuir para a inserção dos professores nas questões que envolvem o trabalho infantil, histórico, causas e consequências, considerando ser a criança em situação de risco, em muitos casos, trabalhadora. - Promover um debate reflexivo acerca da educação de jovens e adultos a partir da perspectiva da sua construção, na tentativa de detectar os caminhos pelos quais passam. - Detectar os caminhos possíveis para o exercício de uma prática pedagógica capaz de incluir a diversidade humana, no sentido de implementar uma pedagogia mais ética e estética. - Incluir, atividades referentes à expressão corporal e artísticas, capazes de traduzir o universo cultural das crianças em situação e risco social como: Congo, Capoeira, Maculelê, etc. - Implementar os estudos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente numa perspectiva de inclusão social e pedagógica. - Promover um estudo acerca dos Direitos Humanos de crianças, jovens e adultos, por se constituírem nos atores sociais a serem atendidos pelas escolas.
Resumo
O trabalho será na formação inicial e permanente de professores de crianças em situação de vulnerabilidade social, assim como Pedagogos, Assistentes Sociais, Psicólogos e profissionais de áreas afins. Através de temas pertinentes à demanda sócio educacional que, a cada dia exige dos educadores novas formas de ser e de estar professor-educador. Acompanharemos professores em seus locais de trabalho, auxiliando na reflexão-ação de situações oriundas do seu saber-fazer, partindo do princípio pedagógico do professor reflexivo, capaz de pesquisar sua própria prática e sobre ela intervir. Contaremos com uma proposta metodológica adequada que desafiará ao cursista a um diálogo permanente com: Aulas Teóricas e Práticas, Estudos de Caso, Vído-debates, Dinâmicas de Grupo, Oficinas e Seminários. Nossa fundamentação teórica será ancorada, principalmente, em autores que dialogam com nossa temática tais como: Freire, Freinet, Edgar Morin, Leonardo Boff e Roberto Silva. A Constituição federal de 1988. o Estatuto da Criança e do Adolescente, e a implementação da Lei sobre as ações afirmativas serão por nós trabalhados. Como proposta de término de Curso teremos a elaboração de um projeto a ser desenvolvido em cada espaço de ação dos envolvidos, sob a coordenaçãodos professores do curso, objetivando a superação coletiva de situações- problemas detectadas. Nossos objetivos são: Propor reflexões acerca da formação inicial e permanente de Professores de crianças em situação de vulnerabilidade social; Promover práticas educativas valorizadoras das experiências inclusivas das crianças em situação de vulnerabilidade social. Iniciar educadores e futuros educadores no processo de autoconhecimento, nas práticas educativas inclusivas e humanizantes .